Skip to content

Tarefa da Semana 10

21/10/2013

Diante dos casos abaixo dê o diagnóstico e qual é o sinal semiológico apresentado.

1) Paciente masculino, 17 anos, iniciou com dor epigástrica há 2 dias, sendo que há 1 dia a dor se localizou em FID, de moderada intensidade, em fisgada, piora com a movimentação e sem fatores de alívio, associada a náuseas, vômitos, febrícula e inapetência. Ao exame físico, refere dor aguda e intensa quando há descompressão brusca do ponto formado na junção do terço médio e terço distal da linha formada entre a cicatriz umbilical e a crista ilíaca antero-superior.

2) Paciente feminina, 48 anos, multípara, obesa, refere há 1 dia dor em hipocôndrio direito, associada a náuseas, vômitos e febre não aferida. Ao exame físico, o examinador pede para que a paciente inspire profundamente e observa parada da inspiração quando comprime o ponto formado entre o rebordo costal direito e a borda externa do músculo reto abdominal.

3) Paciente masculino, 50 anos, usuário crônico de anti-inflamatórios, há 2 horas com dor intensa em região epigástrica, de início súbito, sem fatores de alívio e piora com qualquer movimento, inclusive com a respiração. Ao exame físico, o examinador observa à percussão do hipocôndrio direito o desaparecimento da macicez hepática.

4) Paciente feminina, 20 anos, há 12 horas com dor em FID, de moderada intensidade, com piora aos esforços e melhora com repouso absoluto, associada a náuseas e febre baixa. Ao exame físico, o examinador observa que quando faz a punho-compressão da FIE a paciente refere piora importante da dor na FID.

5) Paciente masculino, 42 anos, há 3 dias com dor epigástrica irradiada para o dorso, que piora com a alimentação, sem fatores de alívio, associado a náuseas e vômitos. Ao exame físico o examinador nota que há uma região de equimose na base do pênis.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: