Skip to content

TAREFA DA SEMANA – 4º PERÍODO

28/09/2016

CASO 1 – GRUPO 1

R.G.R., 19 anos, branca, estudante, natural de Itajaí. Paciente trazida ao PA pelos bombeiros referindo que estava de pé na areia assistindo a uma partida de vôlei de praia em um dia quente de verão, quando começou a ter náuseas e apresentar sudorese excessiva abruptamente. Após perceber os sintomas, a paciente  caiu no chão e logo em seguida recuperou a consciência. Ao ser questionada pelo médico do pronto atendimento, a paciente refere que esta é a segunda vez que isto lhe ocorre nos últimos seis meses e que os sintomas que precedem o desmaio são sempre os mesmos. O atendimento foi acompanhado pela mãe, que nega que a paciente tenha qualquer história de doença cardíaca.

Qual a causa mais comum de síncope em pacientes jovens?

Qual a conduta médica adequada frente a este caso?

_________________________________________________________________

Caso 2 – GRUPO 2

A.M., 20 anos, branco, jogador de futebol, procedente de Curitiba. Paciente trazido ao hospital pelo SAMU após desmaio durante um jogo de futebol, testemunhado por inúmeros colegas. Paciente relata que estava participando da jogo, sentia-se bem e não teve qualquer sintoma antes da síncope. Ao ser questionado, nega qualquer episódio prévio semelhante, nega uso de medicações e drogas ilícitas, porém conta sobre 2 familiares de primeiro grau que apresentaram morte súbita antes dos 40 anos.  Após o ocorrido, apesar de assintomático, o paciente foi internado no setor de cardiologia do hospital a fim de realizar exames complementares.

Qual a principal causa de morte súbita em atletas jovens?

Quais os sinais de gravidade que podem ser identificados no caso acima?

_________________________________________________________________

Caso 3 – Grupo 3

Z.H, feminina, 80 anos moradora em residencial geriátrico trazida em consulta ambulatorial devido episódios de síncope nas últimas semanas. Segundo cuidadores paciente tem apresentando esses episódios logo após tentar levantar-se da cama. Paciente portadora de Parkinson , hipertensão e diabetes. Faz uso de: prolopa, atenolol, furosemida e metformina

1) Qual a principal hipótese diagnósticas?

2) Quais as principais etiologias nesse caso?

_________________________________________________________________

Caso 4 – Grupo 4

J.R.P, 75 anos, interna  após ter apresentando episódio de síncope enquanto trabalhava na sua horta. Paciente nos últimos 2 anos vem apresentando dispneia aos médios esforços que vem se intenficando nos últimos meses. Além disso relata  que apresentou no último mes episódios de dor precordial, tipo opressão, sem irradiação e com duração 5-10 minutos enquanto realizava sua caminhada matinal. Ao exame físico apresenta sopro sistólico em foco aórtico com irradiação para carótidas.

1)Qual o provável diagnóstico?

2)Qual o mecanismo da síncope?

_________________________________________________________________

Caso 5 – Grupo 5

D.R, 28 anos é trazida ao pronto socorro após episódio de síncope. Familiares refere que paciente estava muito nervosa pois tinha acabado de terminar um relacionamento. Segundo informações antes do episódio de síncope paciente apresentou parestesia perioral e em mãos. Paciente em uso de anticoncepcional e fluoxetina

1) Qual o provável diagnóstico?

2) Qual o mecanismo da síncope?

_________________________________________________________________

Caso 6 – Grupo 6

H.G.R., 50 anos , feminina, previamente hígida, refere que hoje pela manhã ao levantar-se da cama iniciou com sensação de tontura. Relata sensação de que seu quarto estava girando. Relata piora do quadro quando move a cabeça.  Queixa de náuseas e 3 episódios de vômitos. Ao exame físico apresenta desvio de marcha para esquerda e nistagmo horizontal.

1) Possível diagnóstico?

2) Cite 3 diferenças entre vertigem central e periférica

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: